O primeiro Mass Effect acontece no ano 2183 d.C. Trinta e cinco anos antes, a humanidade descobrira uma tecnologia abandonada em Marte e, ao desenvolvê-la, foi capaz de sair das fronteiras do Sistema Solar. Com isso, foram estabelecidas várias colônias humanas em diversos pontos da galáxia.
Em pouco tempo, os humanos conheceram raças alienígenas que os apresentaram uma espécie de portal utilizado para percorrer distâncias absurdas instantaneamente. Durante o jogo, é formada uma organização dos humanos, a qual é subordinada a um conselho interplanetário responsável.
Por meio das conversas travadas durante o primeiro título, o fim da história muda completamente. Contudo, suas decisões não estão restritas somente ao início da trilogia: elas são levadas para os jogos seguintes e influenciam tremendamente o rumo da história e a evolução dos personagens.
Depois dos eventos do jogo original, o comandante Shepard é morto numa emboscada armada por uma misteriosa espécie de alienígenas chamada “Collectors” (Colecionadores). Dois anos depois, ele é ressuscitado após o ataque de uma enigmática organização conhecida como Cerberus.
Então, Shepard é designado com a tarefa de descobrir mais sobre os Colecionadores e, principalmente, a razão pela qual eles estão abduzindo colônias humanas inteiras. Para completar a missão – considerada por muitos como suicida –, é necessário que ele monte um time com os melhores combatentes de cada setor da galáxia.
A versão demo de Mass Effect 2 traz a jogabilidade e os gráficos do jogo apontado como um dos melhores de 2010: ou seja, eles arrasam quarteirão sem deixar pedra sobre pedra. Ao começar a jogar, você encontra assiste a uma cena de animação que conta parte da história do primeiro título da trilogia Mass Effect.
Com isso, quem não jogou a primeira versão pode encarar Mass Effect 2 sem ficar perdido nos acontecimentos. O impressionante é que após uma breve introdução sobre a história, começa uma cena de ação na qual a nave de Shepard está sob fogo inimigo e, de repente – quando a nave é atingida –, você deve controlar o comandante e ajudar todos a escapar em segurança. O detalhe fica pelo fato de não haver uma transição definida entre animação e jogo!
A missão é concluída com êxito, exceto pelo fato de que Shepard não consegue escapar em tempo. A cena passa para a conversa entre membros da organização Cerberus e uma sequência de imagens começa, onde é possível ver a miraculosa ressurreição do protagonista da história.
Você acorda com sua nave sob ataque (outra vez!) e recebe ordens via rádio para vestir armadura e pegar uma pistola. Conforme avança, vê-se obrigado a destruir robôs que o atacam e a cooperar com outros os aliados que Shepard encontra no caminho. Cada um possui habilidades características de uma classe e diferentes estilos de combates.
Não é possível utilizá-los diretamente – por exemplo, largar Shepard “no piloto automático” e controlar um dos outros –, porém há como dar ordens para que suas habilidades únicas sejam utilizadas conforme você veja necessidade, de acordo com a estratégia mais adequada para aquela situação. Além disso, em momentos específicos, deve-se gastar os pontos de experiência adquiridos para melhorar os membros da equipe em diversos aspectos.
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